ONDE ENCONTRAR?
NA CLÍNICA QUALIS!!!
LOCALIZADA NO ÁGUAS CLARAS SHOPPING, SALA 412, PISO 4.
FONES: 61-3964 4412 / 8126 3638.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

A Odontologia do sono traz novas formas de tratamento para o ronco e apnéia do sono...

Causador de insônia em cônjuges, de transtornos na respiração como a apneia, culpado por noites mal dormidas, sonolência e cansaço diurno, o ronco é mais do que um distúrbio do sono ou problema social. Trata-se de um inimigo mais sério do que parece que pode gerar consequências graves. Entre os problemas que podem surgir está a arterioesclerose de carótida.

— A carótida é um importantíssimo vaso sanguíneo. Atingida pela vibração do ronco, ela pode se machucar e apresentar coágulos, o que pode terminar em derrame.

Esta constatação foi afirmada por uma pesquisa que foi publicada pela Academia Americana de Medicina do Sono, mas ainda assim não serviu de alerta para a maioria dos roncadores.

— As pessoas ainda relacionam o ronco como um distúrbio comum e simples, sinônimo de sono profundo. Na verdade, quem ronca dorme mal, pois se mantém em estado de semialerta durante toda a noite e não tem o sono reparado.

Uma das formas de combater o ronco é a utilização de uma placa odontológica intra-oral adaptada a materiais como silicone e aço inoxidável.

— Ainda é novidade para muitas pessoas. No consultório, tenho tratado pacientes que nunca tinham ouvido falar na placa intra-oral para tratamento do ronco e apnéia do sono. Todos satisfeitos após a utilização do aparelho.

A odontologia do sono defende a integração das áreas da medicina, pois todas elas se interligam em torno de um mesmo distúrbio, como é o caso do ronco.

O tratamento no dentista:

As placas são próteses ou aparelhos nos dentes feitos especificamente para o paciente com distúrbios do sono.

— Primeiramente, peço um estudo detalhado que pode ser feito em Clínicas de Exame do Sono, cujo responsável é um médico do sono. Com esse diagnóstico, temos condições de saber os níveis de ronco e se existem outros distúrbios do sono presentes, como a própria apnéia ou o bruxismo do sono. Depois do exame de Polissonografia, se o tratamento indicado para o paciente for o uso do aparelho, o trabalho deve ser feito por um dentista especializado e capacitado que fará todos os procedimentos necessários para a confecção da placa. Para resolver o problema o paciente deve seguir todas as recomendações do dentista.

O aparelho oral é confeccionado de acordo com o tipo de arcada dental de cada indivíduo. Existem vários tipos de aparelhos, escolhidos após uma avaliação das condições orais e faciais que incluem um exame odontológico completo da boca, dos dentes e gengivas, dos músculos da face e da mastigação e articulação da mandíbula (ATM).


— Com o aparelho, o ar vai passar pela garganta ou via aérea mais aberta, livre da resistência provocada pelo relaxamento dos músculos aumentados nos indivíduos com ronco e apnéia do sono.

É uma alternativa conservadora para ajudar os pacientes com ronco e apnéia do sono, tendo efeitos clínicos bastante consistentes e propiciando uma melhora considerável na qualidade de vida.

Por que dormir bem é o início de uma vida saudável!


Nenhum comentário:

Postar um comentário